terça-feira, 8 de novembro de 2011

DESCOBRINDO AS FRUTAS




            Conhecendo diferentes folhas e percebendo que são de tipos de árvores, as crianças descobriram que algumas árvores dão frutos e que esses frutos são muito importantes para a nossa alimentação.
            Em uma grande roda, as crianças observaram, manusearam e cheiraram as frutas, percebendo que assim como as folhas das árvores são diferentes umas das outras, as frutas também são diversas: cada uma tem um tamanho, um formato, uma cor, uma textura, um sabor.




                                         


            A carambola, ainda não conhecida por muitos, foi a que mais chamou a atenção dos pequenos pela sua cor, sua forma, seu cheiro.
            Após verem as frutas, era hora de prová-las! Com uma deliciosa salada de frutas, as crianças puderam apreciar cada sabor, experimentando frutas ainda não conhecidas e redescobrindo os sabores que já fazem parte de seu cotidiano.


            Uma das turmas de maternal II, envolvida ainda mais com o tema após a nossa salada de frutas, conheceu uma obra de arte intitulada “O bananal”, do artista, Lasar Segall.




            O quadro chamou a atenção das crianças e muitos tentavam reconhecer as bananas no fundo verde pintado pelo artista. A figura de homem presente na obra de arte também despertou o interesse dos pequenos e alguns contavam que ele parecia um vovô, outros diziam que ele devia ser o Kirikú (personagem de uma lenda africana retratada em uma animação conhecida pelas crianças)... mas todos perceberam os traços fortes e expressivos daquele homem pintado por Segall.
            Observando a pintura, as crianças começaram a fazer as suas releituras. Com diferentes tonalidades da cor verde, pintavam as bananeiras e suas folhas. Alguns cobriam todo o papel, assim como Segall, outros procuravam dar formas às bananas...
No final, com os bananais pintados, cada um ganhou uma cópia da imagem do homem que aparece no quadro para colori-la com giz de cera e depois colá-la no fundo verde.
 E assim as crianças descobriram o bananal e se redescobriram artistas...

 

2 comentários: